quarta-feira, 29 de abril de 2015

Resenha - Eleanor e Park



Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século





Sinopse: "Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."


Eleanor é uma adolescente diferente das demais. Seu cabelo e ruivo e super bagunçado, peso acima da média (isso e o que ela acha), usa roupas masculinas e acessórios punk fazem com que todos olhem para ela de forma estranha (mesmo que ela lute contra isso, Eleanor odeia chamar atenção). Park é um garoto de origem coreana, não exatamente popular, mas apenas o suficiente para não ser zoado pelos outros. A história é narrada entre os pontos de vista de Eleanor e Park, contando com capítulos curtos e cheios de referências dos anos 80, já que a história se passa em 1986.

A narrativa começa com Eleanor se mudando para a cidade nova, voltando a morar com sua mãe, seus muitos irmãos e seu padrasto (que ela tanto odeia).

 Em seu primeiro dia no colégio novo, todos começam a tirar sarro dela (por causa de suas roupas e de seu cabelo ruivo). No ônibus, ninguém dá lugar para ela sentar. Até que Eleanor encontra um lugar sobrando ao lado de Park e senta a seu lado. Park, que faz de tudo para permanecer invisível e ninguém encher seu saco, não gosta do ocorrido e também acha Eleanor pra lá de estranha.

A partir daí, os dois pegam ônibus juntos todos os dias, porém nunca se falam. Park está sempre com seu fone de ouvido e lendo seus gibis, enquanto Eleanor está sempre lendo os gibis dele com o canto dos olhos. Park, que logo se dá conta da situação, passa a ler seus gibis devagar, para a garota o acompanhar.

Com o tempo, Park passa a emprestar seus gibis a ela, deixando todo dia uma pilha em seu lugar. Eleanor lê todos eles de noite e os devolve satisfeita no dia seguinte. Até que certo dia, Park resolve puxar assunto e descobre que além dos gibis ela também gosta das mesmas musicas que ele. Embalados por The Smiths e super-heróis, a relação dos dois vai crescendo cada vez mais, passando de completos estranhos a melhores amigos e de amigos a apaixonados.

Eleanor deixa de ser esquisita para Park, e Park se torna interessante para Eleanor. Como ambos são inexperientes, o primeiro amor é bem intenso.

Apesar de toda fofura, o livro tem uma forte carga de drama e trata de assuntos pesados, como a importância dos padrões de beleza da sociedade, bullying, problemas familiares, sexualidade e corações partidos. 

Eleanor enfrenta vários problemas em casa. Seu padastro bate em sua mãe. Além disso, ela tem três irmãos mais novos e a condição de vida deles é precária, passando por vários perrengues, como falta de roupa, comida, etc. Eleanor é uma personagem perturbada, que passa por vários conflitos internos e externos, mesmo sendo uma pessoa forte e de personalidade.

A família conturbada, é um obstáculo para o casal apaixonado, pois Eleanor esconde o romance com medo do que o padrasto.

Eleanor e Park é um livro apaixonante, acabei com ele em poucas horas, o final deixou um pouco a desejar, mas o mesmo nos faz pensar e imaginar como foi a vida dessas duas criaturas fascinantes.

Além do mais fiquei extremamente apaixonada por Park (. ♥ ‿ ♥)






Nenhum comentário:

Postar um comentário