quinta-feira, 19 de maio de 2016

Um mais Um



Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário. 

O que dizer de um livro de uma autora que eu adoro? O que dizer se a cada livro que leio da Jojo Moyes me apaixono um pouquinho mais por sua escrita e modo de contar uma história? Desde que li Como Eu Era Antes de Você fiquei irremediavelmente apaixonada pelo modo de Jojo contar uma história, e desde então esse amor só aumenta. Ela é uma das minhas autoras favoritas. Jojo, sem dúvidas, prova a cada livro o quanto é versátil.  Porque este livro traz uma proposta bem diferente dos outros que já escreveu. Um livro tão fofo, tão intenso e tocante.

Pense em uma família complicada: Jess é mãe solteira, pois seu ex marido, Marty, a praticamente abandonou com Tanzie, sua filha de 10 anos. Também deixou aos seus cuidados o garoto Nicky, que é filho da ex de seu ex. Faz dois anos que ele está ausente, não a ajuda em nada e nem procura saber dos filhos. Complicado? Sim, muito! Nicky, gótico, sofre com o bullying de vizinhos barra-pesada, e isso o torna um garoto recluso, introspectivo, viciado em videogame (e baseado). Tanzie é um mini prodígio da matemática. E Jess tem dois empregos - fazendo faxina de dia e sendo garçonete à noite em um pub - para poder sustentar os filhos - mesmo que um seja postiço, ela o ama muito. O dinheiro é curto, e aquele ditado de "estou vendendo o almoço para comprar a janta" praticamente se aplica aqui. O orçamento de Jess é apertado, e ela se desdobra em duas para poder dar conta do trabalho e dos filhos.

Mas qual é sua surpresa quando sua filha recebe uma proposta de uma renomada escola particular para receber uma bolsa de estudos - para prodígios da matemática - de 90%? O pior? Ela não tem como pagar os outros 10%. O que fazer, se o sonho de sua filha é ter esta oportunidade? Eis que surge uma Olimpíada de Matemática, com o prêmio de 5 mil libras, que poderá salvar a chance da garota de ingressar na escola. O problema? A competição é na Escócia. Como, sem dinheiro para passagens, ela vai fazer para chegar até lá?

Ed Nichols é um empresário geek, bem de vida. Tem um belo apartamento, um belo carro, e tem o trabalho de seus sonhos. Mas consegue meter os pés pelas mãos quando ao se envolver com uma ex colega de faculdade, que faz seu mundo virar de pernas para o ar. De repente, ele se vê em meio a uma acusação de repassar informações privilegiadas e está sendo investigado. Sem eira nem beira, ele acaba cruzando o caminho de Jess - novamente, de uma forma não muito agradável ou convencional - e, por impulso, acaba se oferecendo para levar toda sua família para a Escócia. E por coincidência, Jess havia cruzado com Ed em uma de suas faxinas, e ele não foi muito simpático. A aventura estava apenas começando!

Ed gostava de ordem. Gostava de saber o que iria acontecer. Tudo naquela mulher sugeria o tipo de... ausência de limites que o deixava nervoso.

Ah, fiquem tranquilhos! Se pensam que eu contei demais, não contei nem 1% do que a história traz, podem ter certeza. Aliás, não contei nada mais do que a própria sinopse do livro conta. E acreditem, a história que Jojo escreveu traz muitas surpresas, diversão, risadas, emoção, etc.

Cada capítulo é alternado, em terceira pessoa, sob o ponto de vista de cada um dos personagens. Foi interessantíssimo o modo como Jojo explorou muito bem todas as facetas das personalidades de cada personagem, e o modo como nos contou sua história. Assim, nos aprofundamos em seus pensamentos e ainda nos vemos interagindo com tudo e todos. A aventura que Ed e a família de Jess vivem é hilária, mas, ao mesmo tempo, tocante. Dei muita risada ao longo da viagem que eles empreenderam,e de tantas loucuras que aconteceram, tantas situações inusitadas. Foi delicioso o virar de cada página. Mas também me emocionei com o amor que vi despontando de várias formas: ao transcorrer da viagem cada um deles vai se soltando de suas amarras sociais e/ou medos, e vão se deixando levar pelos acontecimentos.

Porque acontecera algo entre a torta com batata frita e a última rodada, e não era só a bebida. Ela queria que o Sr. Nichols não estivesse zangado e desesperançado. Desejava ver aquele sorriso grande e sonolento dele, o que parecia desativar toda a raiva reprimida espalhada por seu rosto.

A história em si é deliciosa, mas são os personagens que ganham toda a glória. Adorei cada um deles. Jess é uma mulher decidida, guerreira, e otimista, apesar dos pesares - e apesar da teimosia. Ela é uma mulher admirável, forte e determinada. É lindo ver o quanto ela faz tudo ao seu alcance pelos filhos. Ed, começa a ter um choque de realidade e percebe como o mundo é muito mais amplo do que imaginava. Mas, mesmo ele sendo um pouquinho arrogante no princípio, ele é um cara bacana, e altruísta até. E ainda aprende muitas lições. Tanzie é uma menina doce e muito inteligente que cativa com sua perspicácia e mente ágil. Nicky é um bom garoto, escondido atrás de uma fachada de indiferença e uma camada de delineador nos olhos. Norman - sim, o cachorro -, bom... ele passa a maior parte do tempo dormindo e/ou peidando dentro do carro, mas é um ótimo cachorro (aliás, para ser sincera, ele foi o responsável por arrancar algumas lágrimas minhas mais para o final do livro). Cada um deles aprende algo e amadurece. E foi tão incrível ver eles realmente desabrochando para a vida e enfrentando suas dificuldades e medos.

Ler um livro da Jojo é uma experiência fantástica! Desculpem-me se estou sendo exagerada, mas para mim é! Ela conseguiu trazer tanta emoção e sentimento para sua narrativa, que me vi cativada e envolvida desde as primeiras linhas. Este livro é um amorzinho, me fez suspirar e sorrir como uma boba. E também me tocou, pois traz muitos assuntos de peso como morte, doença, bullying, reclusão, pobreza, dificuldades, medo, solidão, etc. Chega a ser metafórico, mas é como se, ao avançar da viagem, eles também, interiormente, fossem crescendo e encarando seus medos e aflições. 

Coisas boas acontecem. Às vezes quando menos se espera.

Eu nem sei mais o que dizer, é tão difícil falar de um livro que adoramos. Imagina então falar de um livro que amamos? Muito complicado! Tenho sempre aquela sensação de que vou deixar algo escapar e esquecer de dizer algo, mas, resumindo, poderia dizer que o livro é maravilhoso! E isto bastaria? Creio que não! Ler Um Mais Um foi uma experiência e tanto, me surpreendeu de várias maneiras, e com certeza está entre meus favoritos!

Posso afirmar que Um Mais Um é um livro que fez meu coração transbordar de felicidade, de ternura e de emoção. Sorri, suspirei, me emocionei e chorei. Este livro é intenso, verdadeiro e muito real. Traz um romance mais pé no chão, mais real e verdadeiro, e não só isso, não é apenas um romance. Mas também há muita força nos acontecimentos, esta história fala sobre as relações familiares, sobre força, confiança e fé; sobre ter esperança e perseverança e não ter medo de enfrentar os problemas e seguir em frente. Fala sobre as mais variadas formas de amor e sobre como coisas boas acontecem quando se acredita. Como coisas boas podem acontecer inesperadamente. Como o amor pode curar e transpor várias barreiras. Me trouxe muitas emoções boas e muita reflexão também. Me proporcionou ótimos momentos e me fez ansiar por viver também minha grande viagem. Jojo acertou em cheio, mais uma vez! Recomendo com todas as letras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário